Procura de escola

A alguns meses estava à procura de uma escola para realizar meu grande sonho de criança… pois passei minha infância assistindo os documentários de Jacques Y. Cousteau e queria mergulhar e ver o mundo de outro angulo, porem qual delas? Google te mostra várias opções e cheguei a ligar em algumas delas… porem uma em especial me chamou a atenção e foi justamente Amigos do Joe então resolvi ligar antes de ir pessoalmente.

Ao ligar,  para minha surpresa,  eu recebi um BOMMMM DIAAAA!!! Confesso que fiquei sem reação, pois achei que tinha ligado para lugar errado (rsrsrs), mas não…., era o Chocolate… com o bom humor de sempre hehe. Combinamos então do próximo sábado nos encontrarmos na escola para conversar e acertar o que de fato gostaria de fazer.

Ao chegar na escola fomos muito bem recebidos por todos embora fosse um sábado e a escola cheia de alunos, achei um ponto positivo, pois significava que o atendimento seria bacana, mas para  ser sincero foi além do que esperava, sai muito satisfeito e aguardando ansiosamente para começar o curso.

Curso fase I e II

Ao iniciar o curso teórico e prático na piscina com o Instrutor Ipolito todas as expectativas foram além do que imaginava com a experiência e didática ao passar os ensinamentos sempre descontraído e com muita informação.

Grande dia

Por duas vezes, infelizmente,  eu tive de reagendar a data da viagem a Arraial do Cabo, porém,  infelizmente ou felizmente,  por assim dizer eu tive que realizar o agendamento mais uma vez, mas desta vez estava muito em cima para isso, conversando com o Joe ele me ajudou e consegui ir nesta última viagem do dia 22/05 a qual mudaria minha vida, ao embarcar estava com tanta adrenalina que não conseguia dormir… fui pregar o olho só depois que chegamos na pousada e ainda assim levantei as 06 como sempre o bom e velho BOM DIAAAA a moda Joe… não tem como uma pessoa não responder com sorriso e começar o dia com os dois pés direito…

Para encurtar a história fizemos os mergulhos foram de tirar o folego um melhor do que o outro o noturno foi o ápice não tem como descrever… somente estando lá para saber como é!

Avistamos vários peixes, tartarugas, não tive o prazer, mas sei que avistaram moreias, cavalos marinhos e arraias.

Mas o momento marcante foi quando estava no fundo e olhei para cima e em minha volta e me senti parte do meio, onde os peixes vinham até nós sem medo, uma paz tomou conta e todas as preocupações que tinha se foram, tudo sob controle foi ai que todos os ensinamentos em sala de aula e ali mesmo que foram passados foram consolidados,  enfim, estava preparado para ser mergulhador.

Quitute da Dona Rose

Não poderia deixar de falar sobre o bolo… alias os bolos… pois um mais delicioso do que o outro… fica a dica o de canela com passas… ainda peço a receita… rsrs

Agradecimentos

Quero agradecer toda equipe do Centro de Treinamento Amigos do Joe (Adriano, Thiago, Bianca, Alexandre, Chocolate, Werneck, Joe e ao pessoal da embarcação) em especial ao Pina e Chocolate, pois em certo momento tive um problema de marinheiro de primeira viagem e achei que viraria do avesso, mas com toda experiência deles tudo transcorreu bem… Ambos foram atenciosos e meticulosos durante todo o processo de mergulho não deixando nenhum espaço para dúvida, todas as perguntas foram respondidas até mesmos aquelas que não foram feitas.

Tornaram um final de semana ensolarado em um final de semana inesquecível onde não somente eu, mas creio que as outas 45 pessoas levarão com muito carinho para o resto da vida.

Hoje posso afirmar que minha vida mudou me sinto outra pessoa, posso afirmar que existe o Dirceu antes e depois do mergulho, pois quero passar essa minha paixão pelo mar e por mergulho para minha filha.

Sentimento

Como já havia comentado com o Joe em outra oportunidade notei em minha observação durante todo o final de semana percebi que não existe uma relação de patrão e empregado, mas sim um sentimento acolhedor de família e como toda boa família sempre tem puxões de orelha o que se torna saudável, pois sempre estamos em constante evolução para melhorar o que já está bom!

Foi notório o sentimento de paizão por parte do Joe para com seus pupilos e assim respectivamente, ficou evidente todo carinho e respeito uns pelos outros e o quão família todos são.

Deixo agora um trecho de um texto muito bacana que remete este sentimento de família que puder perceber em todos vocês e do qual quero poder fazer parte um dia.

“E a amizade. Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos. Então levamos mais alguém. E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós. Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos. E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas. E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos. E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos. E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos. Faz de nós, mergulhadores.”

(Jacques Y. Cousteau)

11/01/1910 – 25/06/1997