Galera nota 10
Enterprise – Muitos mergulhos!

Chegou a sexta-feira, e o tão aguardado momento para um final de semana de muitos mergulhos com a Amigos do Joe à bordo do Enterprise!
Galera animada, check-in feito no horário e todos prontos rumo à Paraty, onde tomaremos o barco para o nosso destino final, a baía da Ilha Grande.
Nesta viagem tivemos a participação dos seguintes mergulhadores:
Básico: José Eduardo
Naufrágio: Gustavo e Fernando
Biologia: Aline, Simone, Ignácio e Marco
PPB: Christiane e Fernando
Turistas: Leonardo, Gabriel e Karl Daniel (nosso visitante de Washington DC)

Iniciamos a navegação rumo à ilha grande, e depois de um café da manhã com vistas maravilhosas e um dia maravilhosamente ensolarado, caímos na água! A turma de naufrágio e básico fazendo seu treinamento inicial, e os demais mergulhadores fazendo um mergulho de ajustes de flutuabilidade e adaptação. Na sequência navegamos até o naufrágio Pinguino, onde as atividades de cada especialidade foram praticadas e avaliadas. Turma excelente! Muitos cardumes, vida marinha em abundância ao redor do naufrágio. A turma de Naufrágio iniciou seus trabalhos com maestria, enquanto a turma de Bio fazia a identificação dos animais. Um deleite para essa turma toda!

Voltamos e fomos recebidos com um almoço divino, servido pelo nosso Chef Chello. Todos estavam entretidos e contando suas histórias de mergulho.

Após o almoço fomos para Ponta Grossa para fazermos mais duas imersões, sendo uma deles um mergulho noturno. Que local fantástico, badejos, cardumes de olho de cão, caranguejo-aranha, sargentinhos e donzelas competindo por espaço. Um excelente mergulho para a turma de Bio que fez o seu segundo exercício. Todos maravilhados com tamanha beleza!
Seguimos para o mergulho noturno, que foi incrível, com direito de ver cavalo-marinho e um peixe muito exótico, que é proibido por lei no mercado ornamental, o apogon bangai, que foi identificado com a ajuda de nosso mais novo Naturalista Sub, Ignácio. Muita vida aparecendo sob a luz de nossas lanternas. Fantástico!

À noite todos reunidos para um delicioso jantar, e muito mais histórias!

No dia seguinte, às 7:00am os mergulhadores já estavam prontos para cair na água mais uma vez para pegarmos o primeiro horário e mergulho no Pinguino. Novamente um espetáculo de vida, com boa visibilidade. De volta ao barco, tomamos rumo à laje branca, enquanto aproveitando o café da manhã. Todos bem alimentados e felizes, então fomos novamente para debaixo d\’água, para darmos a volta na Laje Branca. Foram dois mergulhos, com direito de ver arraia, frades gigantes, lagarta-de-fogo e vários cardumes. Vimos como foi bom pelo sorriso dos mergulhadores. Missão cumprida com êxito total: mergulhadores felizes!!

De volta ao barco, enquanto navegando rumo a Paraty para iniciar nosso retorno para São Paulo, tivemos nosso almoço especial: feijoada de frutos do mar.

E chegou ao fim a nossa incrível aventura do final de semana. Nos despedimos da tripulação com muito carinho por termos sido tão bem tratados durante a viagem. Foi perceptível o gostinho de “quero mais” de todo nosso grupo.

Esperamos ver todos na próxima!

Abraços a todos, e bons mergulhos!