É difícil definir exatamente porque decidi começar o curso, mas muito da minha vontade veio, originalmente, da paixão pelo mergulho e do anseio por aprender mais sobre ele. Para minha frustração inicial, logo na primeira aula veio a notícia de que “ser Dive Master não tem absolutamente nada a ver com apenas gostar de mergulhar!”. No decorrer das semanas seguintes aprendi a enxergar a verdade nessa afirmativa. Não que o gosto pela atividade tenha diminuído, apenas não poderia esperar tamanha ampliação nos nossos horizontes.

Além do impagável conhecimento adquirido, fomos presenteados com novos amigos e com a surpreendente descoberta do que é fazer parte de uma equipe. Aprendemos no transcorrer do último mês que ser um DM realmente vai muito além de gostar de mergulhar, que significa cuidar de pessoas, que significa ajudar o próximo a se divertir e ficar em segurança, que requer comprometimento, atenção e trabalho duro. Muito trabalho duro.

O curso no Amigos do Joe, na minha opinião, não poderia ter sido mais completo. Além de nos fornecer toda a base e informação necessária para nos tornarmos mergulhadores melhores, nos ajudou a nos transformar e melhorar como pessoas. Me ajudou a vencer minhas inibições e dar os primeiros passos em direção ao que, espero que seja minha futura carreira de mergulho.