Sexta-feira, dia 16/09, às 20hs, se iniciava a nossa aventura nas águas da Baia da Ilha Grande a bordo do belo Catamarã Atlantis Enterprise. Estavam a bordo desta aventura:
Os naufrageiros: Arual, Paulo, Gabi e Otávio.
O casal da flutuabilidade: Thiago e Renata.
O aluno do curso avançadox Rafael.
A mais nova mergulhadora do Brasil Orquídea.
O fotógrafo sub Fukuda.
Os turistas Catanoso, Lenita, Guilherme, Pedro, Rose, Enzo, Nakata e Vicente.
E os Staffs, Chocolate e Meirelles.
O nosso liveaboard partiu de Paraty pontualmente às 5hs da manhã de sábado em direção às águas abrigadas do mar de dentro da Ilha Grande, onde fizemos nosso primeiro mergulho às 9hs da manhã no Saco dos Micos, onde os naufrageiros fizeram um mergulho para adaptação ao equipamento de penetração em naufrágio, Orquídea teve sua primeira experiência em águas abertas como mergulhadora, Rafa fez seus exercícios de navegação e os demais foram passear e observa a biodiversidade do mar de Ilha Grande.
Depois, formos visitar o irmão gêmeo do Joe, o nosso naufrágio escola Pinguino. Eles são irmãos pois o naufrágio ocorreu mesmo dia de nascimento do Joe. Como o Joe, o naufrágio está ficando velho e afetado pelo efeito do tempo. O Pinguino já tem 49 anos que foi a pique, e o efeito do tempo e água salgada afetaram a sua estrutura e, desde nossa última visita a ele, observamos que seu interior desmoronou parcialmente, demandando dos mergulhadores muito mais cuidado ao efetuarem a penetração. Mas o mergulho continua sendo muito prazeroso nessa embarcação que faz parte da história da região. Efetuamos 2 mergulhos neste ponto, onde os naufrageiros foram com o Chocolate observar a ferrugem do navio e os demais foram observar beleza da fauna e flora que se formou na parte externa do naufrágio. No intervalo de superfície fomos agraciados, mais uma vez, pela bela refeição preparada pelo Chef Chelo, chefe de cozinha da embarcação.
Para o mergulho vespertino e noturno, navegamos até o ponto bananal, onde fizemos estes dois mergulhos com águas claras e tranquilas fechando nosso sábado de mergulhos.
Na manhã de domingo, efetuamos mais um mergulho no Pinguino, Às 6hs da manhã já estavam todos de pé para mais este mergulho, antes mesmo do café da manhã.
Depois do café fomos para a Bunda do Elefante, fizemos mais um ótimo mergulho navegando pelas grutas formadas pelas rochas costeiras onde a vida marinha costuma se abrigar.
E, para finalizar os mergulhos, efetuamos uma volta na Laje Branca, onde avistamos Cavalos Marinhos e muitos peixes neste local de passagem.
Voltamos dos mergulhos, arruamos nossas tralhas, e, enquanto aguardávamos mais uma orgia gastronômica, fomos escoltados em nosso retorno a Paraty por um bando de golfinhos que ficaram brincando junto a proa do barco. Assim, finalizamos mais esta aventura com este belo presente da Mãe Natureza!!!

