(011) 3889.7721 / (011) 3796.8666 – Celular: (011) 94725.1127 Nextel: 55*84*104742 [email protected]
Surpresas durante Curso

diver_cuddle_fish

Durante a prática de Águas Abertas do curso de especialidade de Naturalista Subaquático (Biologia Marinha) que nosso Instrutor Thiago Catanoso ministrou na viagem da Ilha Grande tivemos uma grande surpresa no mergulho noturno: nos deparamos com um peixe exótico e considerado difícil de se avistar, o Astrapogon Puncticulatus (Blackfin Cardinalfish).

Astrapogon

Parte da familia Apogonidae, que são peixes muito conhecidos no mercado ornamental de aquaristas marinhos, como exemplo do Pterapogon kauderni(Cardinal Bangai), o Astropogon Puncticulatus é uma das grandes exceções quanto a ser capturado e comercializado neste mercado por duas importantes razões: ele é difícil de ser encontrado na natureza (e tivemos o privilégio de ver um!!) e, quando em cativeiro, tende a não se alimentar. Por esta razão está listado no Guia para Identificação de Peixes Ornamentais Marinhos Volume I do IBAMA (2008) como PROIBIDO no mercado ornamental.

Astropogon Puncticulatus é uma das 3 espécies reconhecidas do gêneroAstropogon. É um peixe pequeno, que atinge no máximo 10cm de comprimento, e se distingue por seus grandes olhos e boca, assim como pela divisão da nadadeira dorsal em duas nadadeiras separadas. Habitante de águas tropicais, que se estende pelo Atlântico da Flórida até o litoral Sudeste do Brasil, ele possui hábitos noturnos. Se alimenta de pequeninos crustáceos e de organismos planctônicos.

Astr

Com a ajuda do nosso novo mergulhador de especialidade em Biologia Marinha, Ignácio, que trabalha no IBAMA, pudemos identificar este peixe e pular de alegria depois por termos sido contemplados com a aparição dele à luz de nossas lanternas!

Então fica o convite, vamos mergulhar com a gente e descobrir muito mais???

“As vezes sentimos que o que fazemos é tão somente uma gota no mar, mas o mas seria menos se lhe faltasse uma gota”.  (Madre Teresa de Calcuta)

×
Olá, posso te ajudar?